terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Alegria do Natal em Família

Mensagem do Sr. D. António Marto para o Natal de 2013


(...)
A ternura e a alegria do Natal em família
Caraterística do Natal é a dimensão familiar tão ternamente apresentada pelo profeta Malaquias: “Ele (o Messias) há-de trazer o coração dos pais a seus filhos e o coração dos filhos a seus pais”. Este aspeto é traduzido visualmente no belo ícone da Sagrada Família de Nazaré em que sobressai a figura de Maria com o menino ao colo. O Papa Francisco sublinha com vigor esta ternura: “Sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto”. Neste ano pastoral dedicado à família devemos prestar especial atenção a este aspeto para renovar e reforçar a alegria e a beleza dos laços familiares à luz do Natal. Cito de novo o Papa Francisco: “Na base do sentimento de alegria profunda está a presença de Deus na família, está a seu amor acolhedor, misericordioso, respeitador de todos... Só Deus é capaz de criar a harmonia das diferenças. Se falta o amor de Deus, também a família perde a harmonia, prevalecem os individualismos e extingue-se a alegria”. Deixamos Deus entrar na nossa família? Vamos viver um Natal diferente em família? (...)

TEXTO COMPLETO AQUI

Chamados a acolher, viver e testemunhar o Amor

Foi no sábado, dia 7. Os Catequistas da Diocese de Leiria-Fátima eram convidados para uma manhã de oração, em tempo de Advento. Fomos cerca de 50 os que se fizeram presentes. Não era uma multidão, mas o número tem vindo a crescer, comparativamente a anos anteriores, e a capela da Casa de Retiros de S. José estava quase composta.

Digna de registo é a presença de uma jovem mãe, transportando ao colo o seu bebe de tenra idade, que a não impediu de estar do princípio ao fim. Bem haja pela coragem e testemunho! Quem sabe se não teríamos ali o “catequista” mais novo da Diocese, a ser desde já iniciado nesta vocação.

Guiou-nos nesta reflexão, o Senhor Reitor do Seminário, Pe. José Augusto Rodrigues que, a partir do profeta Isaías, da Anunciação do Anjo a Maria e da Exortação do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, nºs 3-4; 264-265, nos criou interrogações e desafiou a trilhar caminhos de respostas, tais como: sendo o Advento um tempo de espera, de acolher Deus que vem, qual a qualidade das minhas esperas? Isaías convida-nos a esperar agindo, preparando o caminho; Maria, ao receber o dom e a alegria de Deus, pôs-se a caminho para anunciar e partilhar com a prima Isabel. Este tempo de espera tem de ser um caminho de fé na alegria de esperar. Se não for tempo de Alegria não é Advento! “ da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído”. (Ev. G. nº 3)

Ser catequista é muito mais que ensinar, é acolher os dons de Deus e testemunhar, partilhar, na alegria, os dons recebidos. Já descobrimos a ação amorosa de Deus na nossa vida? Somos capazes de levar os nossos catequizandos a fazer a mesma descoberta? Só é capaz de anunciar Deus quem vive d’Ele e n’Ele! Rezo a Palavra que anuncio? Ou preocupo-me apenas com as pedagogias? O verdadeiro catequista tem a certeza de que Deus se antecipa à sua ação; que no coração daqueles a quem anuncia existe já o desejo de Deus. O entusiasmo com que anuncia Cristo deriva desta certeza.

Estes são alguns dos desafios com que fomos presenteados e que são já um rico e vasto programa, que dura para a vida toda, do catequista / evangelizador que em espírito de “espera ativa” aceite pôr-se a caminho. 

Belmira de Sousa

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Encontro dos catequistas do 3º ano


Lançamento da actividade diocesana para o 3º ano da catequese, a 22 de Junho, dia do Corpo de Deus

11 de Janeiro de 2014 às 10h, no Seminário 

Com o objectivo de promover um encontro festivo das crianças do 3º ano da catequese, no qual se possa aprofundar e viver o sentido da Eucaristia, inserindo as crianças e as suas famílias na celebração diocesana do Corpo de Deus, o Serviço Diocesano de Catequese vai propor uma actividade no Domingo, dia 22 de Junho de 2014, em Leiria, para os grupos do 3º ano de toda a Diocese.

Para lançar a actividade junto dos catequistas mais implicados neste projecto, haverá um encontro para todos os catequistas do 3º ano, e outros que possam estar interessados em participar nesta dinâmica. Será no sábado, dia 11 de Janeiro de 2014, na Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria, das 10h às 12h30. Nesse dia será também constituída uma pequena equipa de catequistas que estejam dispostos a colaborar na organização geral deste encontro.